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A Importância do Socioemocional

Pilares:

Muito além de ensinar o currículo básico, as escolas têm a missão fundamental de criar cidadãos prontos para viver no mundo. No entanto, estar em sociedade, premissa mais básica da nossa estrutura, não é uma tarefa fácil. As inseguranças e frustrações fazem parte do processo de aprendizagem e da conquista da maturidade.
 

É preciso coragem para entender a si, empatia para entender o próximo e sabedoria para lidar com os diferentes contextos que a vida nos proporciona. Portanto, é fundamental que o aluno saiba reconhecer e transformar suas emoções, que saiba debater e refletir sobre o que acontece em seu entorno e que aprenda a gerenciar seu tempo, entendendo o que funciona melhor para o seu aprendizado.

Orientações a respeito de métodos de estudo eficientes e atividades práticas.

Desenvolvimento Emocional

O Programa Raízes desenvolve, durante toda a jornada escolar, os aspectos mais relevantes da formação do indivíduo e acredita que o aluno deve poder usufruir de todas as ferramentas possíveis para o desenvolvimento do seu protagonismo — na escola e na vida — com autonomia e segurança. Dessa forma, o programa se baseia em três pilares principais:

Debate e Argumentação

Dinâmicas e atividades que ajudam a desenvolver competências socioemocionais.

Autogestão e Produtividade

Debates que abordam e estimulam a reflexão de assuntos do cotidiano social e da juventude.

Raízes
Raízes
Raízes
Ed. infantil e fundamental 1
Fundamental 2
Ensino Médio

O programa raízes desenvolve com as crianças competências como, cooperação, empatia e compreensão dos
sentimentos.
Mais do que um programa de habilidades socioemocionais alinhados à BNCC, é um percurso que explora as relações intra e interpessoais através de um olhar atento ao meio em que vivemos.
Assim, os alunos se tornam capazes de resolver conflitos internos e externos de maneira autônoma, criativa e inclusiva.

Nosso programa mergulha fundo nas habilidades socioemocionais. Nesta etapa, o aluno começa a deixar a infância para trás e a buscar o seu lugar em grupos sociais e no mundo. Além de dinâmicas com foco no indivíduo, o aluno é convidado a refletir sobre assuntos diversos nas aulas de atualidades e é apresentado a métodos de estudo e organização. Como resultado, o adolescente faz a transição para o ensino médio consciente de suas características, convicções e habilidades, ainda que sempre disposto e encorajado a transformá-las.  

O objetivo é fortalecer o trabalho socioemocional, porém com foco nas escolhas e posturas diante de questões individuais e coletivas que surgem no fim da adolescência e no início da vida adulta. Os relacionamentos, os mecanismos de controle e os processos decisórios são trabalhados na perspectiva subjetiva. Temas contemporâneos - com foco na capacidade de argumentação, essencial para as provas de vestibular - e revisão dos métodos de estudo contemplam a parte objetiva desta última etapa.

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